sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Um Pouco Sobre Moda - Visual Kei



No Japão o mundo da moda é bem presente, mas o lado que mais me fascina é a moda de rua japonesa.


Se você caminhar pelas ruas de Harajuku vai encontrar uma INFINIDADE de grupos com estilos diferentes. Lolitas, Visual Kei, Ganguro, Kigurumi, cosplayers e muitos outros. É óbvio que muitos deles não andam assim todos os dias. Porém aos finais de semana você pode encontra-los em grande quantidade pelas ruas.

Banda Kagrra

De todos os estilos de Harajaku o que eu mais me identifico e gosto são os  ビジュアルケイ (ou ヴィジュアル系), Visual Kei. Dentro deste grupo existem diversos sub-grupos, que eu prefiro chamar de SUBGÊNEROS. Cada subgênero tem sua própria característica tanto musical como visual, e é o que esta série de posts vai abordar.

Banda Girugameshi

Para entender os subgêneros do Visual Kei primeiro é necessário entender O VISUAL KEI. Na tradução literal das palavras, “Linhagem Visual”, assim sendo, é um movimento musical intrínseco à moda jovem japonesa, ou seja, o estilo da pessoa reflete as músicas que ela ouve ou vice e versa. Por este motivo o termo pode ser utilizado tanto para descrever o “visual” assim como o estilo das músicas. Segundo a Din-san, do blog Sekai Visual Kei, o "VK" sempre foi um movimento dinâmico, e assim, foi criando diversas vertentes. Até a década de 2000 já havia uma enorme diversidade entre as bandas, e isso apenas aumentou nos anos que se seguiram. As bandas que estavam surgindo, começaram a buscar novas influências, diferenciando-se das precursoras do movimento. Um grande exemplo de banda que inovou o som Visual Kei é a banda Kagrra, que uniu em suas músicas ao som “VK”, a música tradicional japonesa, dando origem assim ao “neo-japanesque”, que consiste em um estilo que tenta transformar a música contemporânea com maiores características japonesas possíveis. 


Outro exemplo muito importante foi a banda Dir em Gray, que adicionou elementos do Nu Metal em suas composições, característica essa, mantida pela banda até hoje. Esta banda foi inspiração para outras como The Gazette e Girugämesh.


Não vou estender muito os posts porque fica muito cansativo de ler. Mas vou tentar fazer esta série de posts mais frequente, até podermos abordar todos os subgêneros do Visual Kei e também os outros estilos de Harajuku.

Espero que gostem,
Minna-san mata ne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário