segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Campanha Mais Shoujo no Brasil e um Mundo de Possibilidades

Konnichiwa minna-san!

Hoje venho fazer um post sobre algo que achei extremamente legal no mundo dos animes. Uma iniciativa incrível do público consumidor de mangás shoujo no Brasil, e como o Anime Nostálgico da semana passada foi um Shoujo incrível, achei pertinente e justíssimo falar dessa iniciativa que já se tornou um grande movimento ao meu ver.


É sabido que o mercado de mangás brasileiro é falho sim, inúmeras sequências ficam sem final, e a variação de títulos é ainda menor. Para as pessoas das cidades grandes a dificuldade em encontrar é um pouco menor, não significando que ela não exista, mas para as pessoas que como eu moram em cidades interioranas essa dificuldade aumenta consideravelmente.



Essas dificuldades são ainda maiores quando se trata de mangás do gênero shoujo, pois segundo a maioria das editoras este não é um gênero tão procurado (seja por garotos ou garotas) no Brasil. A maioria dos títulos Shoujo que temos hoje são ou relançamentos, ou se um título novo aparece ele acaba cancelado na metade, como o caso de Otomen.



Com isso em mente algumas pessoas iniciaram uma pequena campanha chamada Mais Shoujo no Brasil, que consiste em uma iniciativa do público consumidor desse gênero em mostrar para as editoras do país que há sim uma quantidade suficiente de pessoas interessadas no assunto, que consumiriam muito mais se houvessem mais opções e menos cancelamentos.


Eu já havia ouvido falar da iniciativa, mas imaginei (com o meu enorme preconceito e falta de conhecimento sobre o gênero) que era apenas fogo de palha, e que não chegaria a lugar nenhum. Eu como consumidora de mangás e animes, detesto assistir shoujos, tendo sim suas exceções (ou seja, não é que nenhum seja bom, só não me atraio pela maioria), mas quando vi uma postagem na página da Panini no Facebook, minha cara foi esfregada miseravelmente no chapisco.

Clique na imagem para ser direcionado para a postagem no Facebook da Panini e dar uma força pro pessoal da campanha.
Sim, a campanha cresceu pra caramba e eu com a minha cara rachada decidi que divulgar a iniciativa era não só uma ajuda pro pessoal que iniciou-a, mas sim uma obrigação como parte do público consumidor. Eu não tenho muitos detalhes sobre a campanha em si mas quem quiser saber mais sobre pode dar uma passada no blog Otome Tea Time, que elas fizeram uma entrevista com os dois idealizadores do, agora, movimento pró-shoujo.


Como eu já disse não sou uma fá de carteirinha do gênero Shoujo, mas não significa que eu não goste de nenhuma obra que se encaixe nele, então tive a ideia de um novo especial para o blog, decidi que durante duas semanas farei postagens de Dicas de Animes apenas sobre obras Shoujo que eu gostei de assistir.


Para finalizar eu deixo um pedido para os leitores (as) do Hatsuki M. Compartilhem a iniciativa, pois a atitude foi muito bacana e digna, e mesmo que você ODEIE o gênero, não custa ajudar, porque isso pode fazer com que as editoras abram mais espaço para novos títulos, não só Shoujo, mas de todos os gêneros de mangá, e assim criando um mercado mais bem atendido.

Pessoal da Campanha, parabéns pela iniciativa!


Mata ne! o/


PS: Não conheço todos os títulos das imagens dessa postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário