quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Especial Mais Shoujo no Brasil - Chihayafuru

Penúltimo post do especial ( ╥ω╥ ), então trago um dos responsáveis pela criação da campanha #MaisShoujonoBrasil.


Em Chihayafuru nossa protagonista é Ayase Chihaya, uma garota que viveu por muito tempo lutando pelo sonho da irmã mais velha, isso até conhecer Wataya Arata, um garoto que sonha em ser um Mestre em Karuta. Após vencer um torneio na escola contra seu colega de classe, Mashima Taichi, ela encontra seu próprio sonho: ser a rainha (melhor jogadora de Karuta do japão).
As três crianças se tornam amigas e passam a jogar juntas, mas algo intervém e os três acabam se separando, mas antes disso eles fazem a promessa de se reencontrarem no torneio nacional de karuta.
Ao entrar no colegial, Chihaya permanece firme na promessa, e ainda mais viciada em karuta. Ela acaba reencontrando Taichi no colegial, mas é aí que ela percebe que as coisas realmente mudaram.


Para mim Chihayafuru é muito mais do que um shoujo (na verdade é classificado como josei), que simplesmente fala de amor adolescente, amizade e um jogo de cartas (karuta). O modo que as coisas são abordadas é tão diferente que não  mostra apenas aquilo que é, mas também o que está por trás das coisas.


Um exemplo é que, o instrutor de karuta da Chihaya sempre diz pra ela: "Não importa o quanto você esteja chateada, você deve agradecer o oponente." Ou seja, não é só um jogo onde você pega as cartas, com poemas escritos. Também é respeito, auto conhecimento, e acima de tudo mostrar quem nem tudo é só mais aquilo, existe muito mais por trás, como no caso do karuta, é arte, é saber ouvir, e acima de tudo, é se superar.


Claro que nós temos sim algo do convencional como triângulos amorosos e etc, e sinceramente, esse é mais um dos que eu tenho um casal que quero que dê certo. Por motivos de spoiler não explicarei os porquês, mas eu torço por Chihaya x Taichi. Simplesmente porque acho que ele merece mais que o Arata (assista ou leia o mangá para entender meu ponto de vista, caso ainda não tenha visto ^^ não quero dar spoilers desnecessários ;3).



Outro fator que torna a história de Chihayafuru muito boa é o desenvolvimento e o amadurecimento dos personagens. Na minha opinião de merda, o que mais amadurece é o Taichi seguido da Chihaya. O amadurecimento desses dois faz você torcer e vibrar junto com eles, e não somente no Karuta, mas também na "vida" deles.


Além de nos ensinar coisas como respeitar se oponente e observar a si mesmo, o anime nos traz conhecimento, o karuta é um jogo muito legal (e difícil), e ao menos eu, fiquei muito interessada em encontrar os 100 poemas lidos nas competições (ainda mais sendo estudante e professora de nihongo). Eu gosto muito de coisas que me transmitem conhecimentos, sejam livros, filmes...


Em fim, o anime tem duas temporadas até agora, e o mangá é um pouquinho diferente da adaptação para anime, mas nada que cause desconforto. Não consegui encontrar nada sobre uma nova temporada, mas soube que tem 1 OVA, que rola durante a segunda temporada.


Chihayafuru cai muito bem com miojo com creme de leite (experimentem que é muito bom!) e chá verde gelado em dias quentes, depois de um dia cansativo de trabalho. Também combina com yakisoba e chá branco geladinho.

Mata né! o/

Onde encontro Chihayafuru?

Anime para download: aqui.
Anime online: aqui.
Segunda temporada: Online e para Download.
Mangá para download: aqui.
Mangá online: aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário