sábado, 27 de fevereiro de 2016

Doramas e Live-actions - Jigoku Shoujo


Este dorama me surpreendeu em vários aspectos, há muito tempo que não via uma adaptação tão boa e tão próxima de uma obra, e em uma mídia diferente.


Jigoku Shoujo é uma adaptação do anime de mesmo nome. Foi lançada em 2006 e conta as diversas histórias de pessoas com sede de vingança e seu encontro com Enma Ai, a donzela do inferno. Uma lenda urbana se espalha, inicialmente, entre os jovens, dizendo que a meia noite em ponto você tem acesso a uma página chamada “Ligação Direta ao Inferno”, onde basta digitar o nome da pessoa que você odeia, e donzela do inferno se vingará por você.


Assim que o nome do alvo era enviado, a pessoa que enviou recebia uma mensagem de texto com a confirmação do pedido de vingança, e então praticamente ao mesmo tempo a donzela do inferno aparecia repentinamente para a pessoa.


A donzela sempre se apresenta como Enma Ai, e entrega um boneco de palha, negro, com um fio vermelho amarrado ao pescoço, e por fim ela narra as diretrizes do contrato, para que a vingança seja executada.


Para que a sua vingança seja executada basta puxar o fio vermelho, preso no pescoço do boneco, aí então a pessoa sela um contrato com a Jigoku Shoujo (Donzela do Inferno). Assim a pessoa, alvo da vingança, é imediatamente mandada para o inferno. Mas antes que a pessoa simplesmente desate o laço, Enma Ai dá um último recado importante. “Quando uma pessoa é amaldiçoada, dois túmulos são cavados...”, ou seja, se você desata o nó, você também irá para o inferno quando morrer.


Além dos diversos casos de vingança apresentados, o enredo tem um fio central que conduz toda a história, que é a busca do jornalista Shibata Hajime e sua filha Tsugumi, para encontrar e parar a Donzela do inferno. Neste ponto o dorama e o anime se diferenciam muito, mas ainda assim são adaptações muito boas.


Esta obra também nos mostra o frágil e fino fio que separa a “justiça” da “vingança”, e até onde a satisfação da vingança será duradoura. Será correto você se vingar de uma maneira tão drástica, como mandar a pessoa para o inferno? Até onde o fardo que aquele que se vinga carrega é suportável? O seu lado está sofrendo, mas e o outro lado?


É claro que o a história não te dá uma conclusão. Muito pelo contrário, como Enma Ai mesma diz: “O resto é você quem decide.” Ou seja, você é quem tem que pensar por si só até onde você iria para sentir que a “justiça” foi feita? Confesso que em muitos dos casos apresentados me deixaram bem confusa se aquilo era correto ou não.


Agora, falando em termos técnicos, em geral a animação nunca é completamente fiel ao mangá, e o dorama tende a não ser totalmente fiel as outras duas mídias. Em alguns casos as histórias são tão diferentes que acaba parecendo que é uma outra obra com o mesmo nome da original.


Não é o caso desta adaptação, muitos detalhes do anime foram passados fielmente para o dorama, inclusive a caracterização das personagens, que é definitivamente o que mais me agradou. Detesto assistir um dorama onde a personagem não se parece em nada com o original. Existem sim algumas diferenças nas duas versões de Jigoku Shoujo, afinal na animação é muito mais fácil fazer certos elementos, que na versão com atores reais seria no mínimo inviável.


Os atores deste dorama demonstraram de maneira incrível a personalidade das personagens, e muito além do figurino e maquiagem. A própria Enma Ai, parecia uma cosplayer profissional atuando, o que definitivamente é incrível. Até a trilha sonora está tão parecida com a do anime que chega a ser emocionante.


Agora, assistir o dorama ou o anime? Se eu tivesse que escolher um favorito, desta vez seria o dorama, já que ele é mais compacto e tem um final bem fechado, sem precisar de continuação. Mas eu indico assistir os dois. O anime tem todo um charme que mesmo bem representado na versão j-drama, não é tudo que a animação tem a oferecer.

Você encontra:
O anime aqui.
O Dorama aqui.
Mata ne! o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário