quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Doramas e Live-actions - Liar Game

Procurando por mais doramas para assistir, já que minha preferência sempre são as animações, encontrei uma joia rara. Um dorama com uma dose emocional complexa e fora do que eu costumo chamar de “romance água com açúcar”, cheio de intrigas, reviravoltas e muita, mas muita, adrenalina.


Liar Game é um mangá que originalmente foi escrito por Kaitani Shinobu. O dorama, no entanto, teve sua primeira temporada japonesa (de adaptação japonesa, o que preferir) lançada em 2007, recebendo posteriormente uma segunda temporada e um filme.


A história e o enredo são envolventes, mas apesar disso o que mais me chocou foi que a versão japonesa, pela primeira vez, não me surpreendeu tanto. Foi só depois de ver a versão coreana, lançada em 2014, que fui completamente convencida.


Liar Game conta a história de Nam da Jung (versão japonesa: Kanzaki Nao), uma garota extremamente bondosa e honesta, que vive sendo enganada. Um dia ela acaba ajudando uma senhora idosa que precisava chegar em um determinado ponto mas não consegue se localizar. Prontamente Nam da Jung se encarrega de guiar a velha senhora e de carregar sua pesada mala. Ao chegarem ao ponto desejado a senhora pede que Da Jung cuide de sua mala enquanto ela usa o banheiro, mas a senhora desaparece.


Ingênua, Nam Da Jung espera a idosa até o anoitecer, e como ela não volta Da Jung abre a mala e além de algumas roupas a garota encontra uma enorme quantia de dinheiro. Ela corre para casa a fim de levar para a polícia no dia seguinte, mas ela começa a entrar em conflito. Sua consciência a faz querer devolver o dinheiro, mas a quantia pode liquidar com as dívidas que seu pai deixou para trás depois de fugir de casa. O agiota Jo Dal Go tenta convencer a garota a não devolver o dinheiro, mas ela não consegue enganar e nem prejudicar ninguém, assim ela leva a mala para a delegacia, mas antes mesmo que ela consiga entrar, um homem a impede e diz que ela fora selecionada para participar de um reality show chamado Liar Game.


O jogo tem muitas etapas e regras, mas a que mais compromete os jogadores é a de que se você desistir do jogo você tem que pagar metade do dinheiro que ganhar, e se você perder os estágios deverá devolver tudo o que ganhou. Assim os jogos começam e logo na primeira etapa Da Jung é enganada por um antigo professor de sua escola e acaba perdendo $100.000 .


Vendo o desespero da garota para conseguir o dinheiro de volta Jo Dal Go indica um velho conhecido que está acabando de sair da prisão, o professor Ha Woo Jin (versão japonesa: Akiyama Shin’ichi), um verdadeiro gênio e professor da universidade de Seul. Ha Woo Jin aceita ajudar Da Jung, mas por vários motivos e também por causa do apresentador do reality, Kang Do Young (versão japonesa: Yokoya), Woo Jin vira um dos jogadores, mas na verdade o que ele descobre é uma grande conspiração onde Nam Da Jung, Ha Woo Jin e Kang Do Young são os protagonistas.



A versão japonesa tem algumas diferenças gritantes, tanto na história quanto nos personagens, mas a versão coreana se destaca por vários motivos. Os atores pareceram mais críveis e menos caricatos do que no J-drama, a qualidade das cenas na versão coreana são definitivamente melhores, mais bem trabalhadas e com toda certeza mais bem elaboradas.

Cartazes das versões Japonesa e Coreana

Além disso se falarmos em termos de gravação, a versão japonesa parece ter tido uma renda menor para ser feita, já a coreana deve ter sido agraciada com uma boa produção e com ótimos orçamentos. Mas ainda assim, a versão japonesa não é de se jogar fora, mesmo tendo uma qualidade técnica menor que a coreana, tem o seu charme.


O ponto forte em Liar Game com toda certeza é a “lição de moral” que o dorama dá, posso dizer que é um tapa na cara da sociedade. Como o próprio nome já diz o Liar Game é um jogo de mentiras e traições onde você precisa enganar os demais jogadores para poder ganhar o prêmio final, mas a presença de Nam Da Jung no jogo te mostra que, não é porque todos fazem o errado que você também tem que fazer.


Agir de forma correta também é uma escolha, e na maior parte das vezes é a melhor escolha. Mas o rumo que os personagens tomam e suas decisões sob pressão são o morango no topo do bolo, isso sem falar no plot do final (ok, sem spoilers).


Sobre uma continuação, eu pesquisei bastante e não encontrei nada sobre uma segunda temporada para o K-drama, mas você o encontra aqui. Já as duas temporadas do J-drama você encontra aqui, e o link para o filme aqui. Se você tiver mais informações tanto de uma versão quanto da outra deixe nos comentários. E se você já assistiu deixe sua opinião.


Mata ne! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário